---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Alunos de Porto Belo participam de palestra sobre bullying e conhecem cães-guias

Publicado em 15/05/2019 às 13:41 - Atualizado em 15/05/2019 às 13:41

 

Buscando trabalhar o tema bullying e os valores que vem sendo perdidos em sociedade, alunos da Rede Municipal de Ensino do Município de Porto Belo participam nesta semana de palestras que tratam das diferenças e do respeito aos colegas.

As palestras são realizadas pelo Governo Municipal através da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal Catarinense, que trouxe ao encontro o Centro de Treinamento de Cães-Guias, promovendo o encontro das crianças com os cães que são treinados para auxiliar os deficientes visuais.

A ideia de realizar uma ação de conscientização para os alunos sobre bullying surgiu do departamento de educação inclusiva através da coordenadora Daniela da Silva e departamento de transporte escolar através do coordenador Osvaldo Neto, que detectaram uma onda de desrespeito entre as crianças e adolescentes, tanto no espaço escolar quanto nos ônibus que transportam os alunos.

A secretária de Educação professora Rosane Grauppe destaca que o tema é sempre válido, visto a importância de estarmos sempre conscientizando as crianças sobre o respeito às diferenças. "Os alunos precisam entender que pessoas com diferentes deficiências podem passar a conviver com eles e é necessário saber respeitá-los. Através dos cães-guias, eles puderam entender melhor como devem agir com deficientes visuais, principalmente os que contam com o apoio dos cães e saber que cada pessoa possui suas limitações, que devem ser respeitadas" - explica a secretária.

O instituto apresentou para as crianças cinco cães que estão em treinamento para atuar com deficientes visuais. Eles receberam dicas importantes sobre como agir ao encontrar estes animais, como não alimentá-los ou não acariciá-los.

Esteve como palestrante a professora Marcia Rodcz, representando o Instituto Federal Catarinense o professor Marcio Pereira Soares e representando o Centro de Treinamento de Cães-Guias os professores Carlos Educardo Rebello e André Sturion, juntamente de seus alunos.

Os alunos participantes estudam do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.