---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Porto Belo entrega roupas e cobertores à pessoas em situação de rua

Publicado em 04/07/2019 às 16:09 - Atualizado em 04/07/2019 às 16:09

 

Com a chegada das baixas temperaturas na região, o Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (03) um mutirão para entrega de cobertores e roupas para pessoas que vivem em situação de rua na cidade. A ação faz parte das estratégias de abordagem à pessoa em situação de rua, que envolvem além da entrega de donativos, conversas e orientações para possíveis encaminhamentos.

De acordo com o secretário de Assistência Social Magno Munoz, o serviço de abordagem social realizado pelo Governo Municipal desenvolve ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e busca a construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos.  "Este tipo de abordagem, onde a equipe entrega os donativos, garante atenção às necessidades imediatas, mas também é a oportunidade de incluir estas pessoas na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos" - destaca o secretário.

Durante as abordagens, a equipe de profissionais busca identificar as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições, além de construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais. As conversas que ocorrem no ato de entrega dos donativos apresentam às pessoas em situação de rua, a oportunidade de reintegração à família e à comunidade.

Este é o terceiro ano que a Secretaria de Assistência Social planeja abordagens à pessoas em situação de rua e o segundo ano em que são entregues cobertores durante o inverno. Na ação desta quarta-feira, 18 pessoas foram abordadas em Porto Belo. Foram entregues 11 cobertores e mais de 40 peças de roupas e calçados, recebidos pela Secretaria de Assistência Social através de doações da comunidade.