Moradores de Porto Belo conhecem Orçamento Participativo
A Prefeitura de Porto Belo apresentou o projeto de implantação do OP (Orçamento Participativo). O mecanismo que permite a participação popular na escolha das prioridades do município foi lançado na noite de terça-feira, na sede da Fumtur (Fundação Municipal de Turismo). Na plateia estavam representantes de oito, dos nove bairros da cidade.
O coordenador do OP, Luciano Estevão, explicou para os convidados como será o processo de implantação do projeto. Segundo ele, o município será dividido em nove regiões, uma para cada bairro da cidade. Durante as assembleias regionais, a comunidade poderá escolher duas obras prioritárias.
Durante o encontro, o prefeito Evaldo Guerreiro assinou o projeto de lei que institui o OP na cidade. O documento será encaminhado a Câmara de Vereadores para avaliação e aprovação. Aproximadamente, 100 moradores participaram da audiência.
Para Evaldo, o OP é a oportunidade de cada morador decidir onde os recursos do município serão aplicados. Durante as assembleias regionais, a população poderá escolher um delegado a cada 30 pessoas presentes no encontro. O presidente da associação do bairro já é indicado automaticamente.
Ontem, foi a vez da comunidade do bairro Perequê conhecer o OP durante apresentação no salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Lourdes. O calendário das primeiras assembleias regionais do OP será divulgado na semana que vem.