Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Pesquisa aponta que 98.9% dos turistas desejam retornar a Porto Belo

Publicado em 15/06/2022 às 10:28 - Atualizado em 15/06/2022 às 10:28

Os turistas que visitam Porto Belo durante a temporada de verão, em sua maioria, pretendem retornar e recomendariam o destino à outras pessoas. Os dados são da Pesquisa de Demanda Turística, realizada no Município de Porto Belo na temporada 2021/2022 com o objetivo de identificar o perfil do turista que visita a região e avaliar o grau de satisfação durante sua estada.
Quando questionados se retornariam a Porto Belo, 98.9% dos entrevistos disseram que sim e 99.1% disseram que recomendariam o destino para outras pessoas. Os dados são considerados positivos pela Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que utilizam os números como base para novos projetos.
A presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico Zene Drodowski destaca a importância dos dados, que ajudam a traçar objetivos para o futuro. “A pesquisa de demanda turística é importante para conhecermos nosso turista e traçarmos ações mais assertivas de promoção do destino. Todos os anos avaliamos os dados e Porto Belo tem apresentado dados sempre positivos, melhorando a cada ano” – destaca.
De janeiro a março deste ano, foram realizadas 466 entrevistas em Porto Belo. Do total, 93,1% dos entrevistados eram brasileiros, com predomínio dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Também foi identificado que 68,9% são famílias com idade entre 31 a 50 anos e que 55,6% possuem escolaridade de nível superior (cursando) e pós graduados (totalizando).
Através da comparação com outros anos, foi percebido um aumento no gasto médio diário, que passou de R$ 280,00 para R$ 547,84. Mais de 76% dos entrevistados afirmaram que já estiveram no município antes.
O meio de transporte mais utilizado é automóvel, sendo o utilizado por 88% dos turistas e o tempo de permanência na cidade em média é de sete dias.
Com relação à avaliação da infraestrutura e dos serviços, 96.6% das pessoas avaliaram a hospitalidade como muito bom/bom, 99.8% avaliaram os atrativos naturais avaliaram como muito bom/bom e 88.2% avaliaram a limpeza pública e conservação do entorno como muito bom/bom. O Município de Porto Belo também se destacou em relação à segurança, onde 89.1% avaliaram como muito bom/bom.
A pesquisa foi realizada pela empresa Lupi Associados Pesquisa e Marketing, através do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – Citmar, com aplicação nos nove municípios da região turística.