Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Porto Belo recebe escultura que retrata impressões da cultura quilombola

Publicado em 09/08/2022 às 13:55 - Atualizado em 09/08/2022 às 13:55

A Fundação da Cultura do Município de Porto Belo recebeu na última semana duas esculturas que retratam impressões culturais da comunidade quilombola Sertão do Valongo, localizada no interior da cidade. As obras compõem o projeto AFROEU, que surge através de uma parceria entre o artista plástico Jean Tomedi e o instrumentista e compositor Jackson Carlos, que com base na mesma pesquisa, produziu um EP com três canções.
O projeto teve como objetivo retratar por meio da pesquisa e da vivência artística o cotidiano e a cultura da comunidade quilombola Sertão Valongo, difundido saberes, tradição e cultura por meio da música instrumental e escultural.
A presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus destaca a importância do acesso a esta arte que retrata a história da cidade. “Ter acesso à arte desta qualidade é sem dúvidas um presente para o Município de Porto Belo, que recebe com alegria estas esculturas, que retratam um pedaço da nossa história e uma parte importante da nossa cultura, que vem da comunidade quilombola” – explica.
O Sertão do Valongo está localizado no interior do Município de Porto Belo, na divisa com o Município de Tijucas. A comunidade foi certificada como remanescente de quilombo em 2004 pela Fundação Cultural Palmares, já que os primeiros habitantes, que se fixaram na área na última década do século XIX, no período da abolição da escravidão no Brasil.